segunda-feira, 14 de março de 2011

RECEITA DE DONA CASSILDA!!!

Dona Cassilda é uma senhora de 92 anos, miúda, e tão elegante, que todo dia às 08 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.

E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução..

Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.

Ela me interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.

- Ah, eu adoro essas cortinas....
- Dona Cacilda, a senhora ainda nem viu seu quarto... Espera um pouco...

- Isto não tem nada a ver, ela respondeu, felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo.
Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem...
Ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.

- Simples assim?

- Nem tanto; isto é para quem tem autocontrole e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos a fora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em conseqüência, os sentimentos.

Calmamente ela continuou:

- Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica..

Depois me pediu para anotar:

Como manter-se jovem:
1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura.
Deixe que os médicos se preocupem com isso.

2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo.
(Lembre-se disto se for um desses depressivos!)

3. Aprenda sempre:
Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.
'Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer!

4. Aprecie mais as pequenas coisas

5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar.
E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele / ela!

6. Quando as lágrimas aparecerem
Aguente, sofra e ultrapasse.
A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios.
VIVA enquanto estiver vivo.

7. Rodeie-se das coisas que ama:
Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.
O seu lar é o seu refugio.

8. Tome cuidado com a sua saúde:
Se é boa, mantenha-a..
Se é instável, melhore-a.
Se não consegue melhora-la , procure ajuda.

9. Não faça viagens de culpa.. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa


10. Diga às pessoas que ama que as ama a cada oportunidade.


Se puder pelo menos partilhe com alguém!

Contribuição de Cristina Bastos para e-mail: ritaarcega@yahoo.com.br

Obrigada Cris Deus abençoe

sexta-feira, 11 de março de 2011

JULGAR? NOSSO TELHADO É DE VIDRO!

Como é bom em um dia de chuva como o de hoje, em plena sexta-feira, sentar em frente ao computador e poder partilhar nossos pensamentos com quem amamos, com quem conhecemos, ou até mesmo com quem nunca vimos.
Hoje família parei para pensar, rsrsrsrs....Sempre essa expressão me assusta como se não tivesse o costume de parar para pensar e isso se dá pela vida agitada que levamos que não nos permite termos o costume de parar, sempre temos que ter a resposta na ponta da lingua.
Bem, mais vamos as minhas reflexões que partilho carinhosamente com voces.
Você alguma vez já se deparou com a expressão "o julgamento a Deus compete"?
E quantas vezes, sabendo que o julgamento pertence ao grande Rei dos Reis você julgou alguma situação? Vamos lá ninguem está ouvindo, só seu companheiro de 24 horas que é morador desse coração maravilhoso que é o seu chamado DEUS.
Pensou, pois é família isso acontece conosco sempre e quando digo "CONOSCO" é porque estou me incluindo nessa junto com você. As vezes em nossa família acontecem casos que impiedosamente criticamos e julgamos sem permitir defesa.
Vamos lá, vamos imaginar, é como voltar a ser criança é muito fácil. Você sentada em uma cadeira dessas clássicas de Juiz, onde o réu (quem você está julgando) com seu advogado não pudessem ter direito de defesa, pois afinal é isso que fazemos com nossos semelhantes quando o julgamos. Ao contrário de minha imaginação ele não está presente para se defender de nosso julgamento. Geralmente é isso que fazemos e plantamos ao contrário do Amor que Jesus nos deixou com seu sacrifício na Cruz, o ódio, a fofoca, a maledicência, que horror não foi isso que ele nos deixou de herança.O que fazemos é uma falta de respeito com o REI DOS REIS.
Até quando teremos preconceitos? Até quando seremos cegos, surdos, mudos? Vai lá não custa, responde para você mesmo!Como já disse, não tem ninguem vendo, seja honesta com você mesmo. Dói né? É o que senti ao me , perguntar.Um vazio, uma falta de amor.
Temos hábitos e princípios que merecem ser revistos. Veja, achamos que por lermos a bíblia, irmos a missa todos os Domingos e alguns casos todos os dias, temos a razão de tudo. Somos os certos, os melhores e o pior dos pensamentos: Achamos que por isso já temos nossa cadeira preparada no céu. Mais peraí, quem me garante que aquele travesti que você não gosta, aquela prostituta que faz ponto na esquina de seu trabalho não estará no céu e nós não. E aquele ladrão que roubou o mercadinho da esquina e está preso em Piraquara? Quem garante que eu católica estarei no céu e minha vizinha evangélica não?
É família, esses conflitos em meu coração servem para reflexão em uma busca de melhorar meu lado como ser humano. Mais tenha certeza, o amor que Jesus nos permite ter é maior que qualquer coisa que exista na face dessa terra. Veja o amor de uma mãe, de um pai, de um irmão, de um amigo, amiga, ah meu Deus como é bom. A impressão que tenho quando penso nesse povo é que o mundo pode ser melhor. É como se Deus nos desse de presente um pincel com uma aquarela, e eu me achando artista deixaria tudo mais mais colorido.
Temos que parar de julgar e acelerar o processo de amor em nossos corações. Tenha certeza basta ler na Bíblia João 8:7.Você teria coragem de atirar a pedra?
Estamos sempre levando em nossos bolsos pedras para atirar nos outros mas e nós? Será que não sairemos apedrejados também? Deveríamos parar, prestar atenção no que Deus nos deixou de ensinamentos e seguir não é mesmo? Leia Jo 14, 21-26, ele resumiu todos os mandamentos em: amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo.
Vamos pelo mais fácil, como amar ao próximo como a mim mesmo? Se vivo julgando o tempo todo, se esqueço que meu telhado é de vidro? Você se ama, ama o próximo como a ti mesmo? É o que estou me pergunto nessa tarde chuvosa para mim mesma.
Família espero que essa partilha os ajude em algum ponto que esteja passando, se julgado perdoe, se julgando pare e ame o próximo como a ti mesmo e lembre:
Nosso telhado é de vidro.

Tia Rita Arcega
ritaarcega@yahoo.com.br

terça-feira, 8 de março de 2011

DIA DA MULHER, AH MULHERES.....

Quantas vezes ouvimos em versos e prosas a palavra mulher ser pronunciada com tanta beleza. Quantas vezes já escutamos músicas que enaltecem as mulheres, como Martinho da vila, o grande Rei Roberto Carlos.
São muitas as homenagens que temos, mas.....
As mulheres de nossas vidas, nossa mãe, nossa irmã, nossa tia, amiga, o que temos feito no dia a dia para essas rainhas.
Quando falamos de rainhas falamos de mulheres que brilham em nossas vidas, mulheres que são pai e mãe, mulheres que são homens e mulheres, o pior de tudo,tem que assumir esse papel por longos anos do que escolher viver de uma forma tão duvidosa.
Mulheres simples que passam a vida escondida embaixo de seu escudo e sua espada, mulheres que catam papel para sobrevivência de seus filhos, mulheres cobradoras de ônibus, taxistas, mulheres que desbravam a vida com uma naturalidade assustadora.
Mulheres que passam fome e sem condições colocam cobertores nas janelas para trazer a noite mais cedo e assim verem seus filhos dormirem para não sentir fome, UMA COMA INDUZIDA PELA MÉDICA CHAMADA MÃE.
É família, sabemos muitas histórias, mais temos a liberdade de fazermos a nossa história.
A você que traz a coragem de uma mulher, a alegria de uma mãe, a tranquilidade de uma beleza que leva luz dos dias difíceis, que se divide em mil para fazer feliz sua família, meu muito obrigada pela sua amizade.
A Deus rezo todos os dias para que você e eu, mulheres de ontem, hoje e amanhã, possamos levar a mensagem de nossa MÃE MARIA SANTÍSSIMA a todos com nosso exemplo de coragem e fé.
Continue mulher, sendo vaidosa, meiga, linda, charmosa porém, perssevere sempre na fé levando o exemplo de vida sendo o alicerce de sua família.

Feliz dia das mulheres

Tia Rita Arcega